APRENDER TOCAR VIOLÃO-VEJA AGORA 10 TÉCNICAS.

Você sabia que pode aprender tocar violão sozinho? Conheça aqui 10 técnicas para aprender tocar violão mais rápido.

Muitas pessoas que tentam aprender tocar violão acabam desistindo logo no início das aulas. Normalmente é por causa da falta de tempo para estudar ou porque no início a falta de prática machuca os dedos. Preparamos aqui 10 maneiras para saber a tocar violão rapidamente.

 

 

Um dos pontos mais frustrantes quando se está aprendendo a tocar violão é quando chegamos em um determinado momento em que achamos que não estamos evoluindo. Acabamos por querer chegar o quanto antes ao nível máximo, mas as aulas vão devagar.

Sem contar que você precisa ter um violão, pois sem ele fica muito difícil de aprender. Além de ter o violão, é preciso conhecê-lo. Você sabe onde fica o rastilho? E o escudo?

Para você que tem a impressão de que chegar em um nível maior parece ser mais difícil do que esperava, atente-se a essas 10 dicas:

1. Força de vontade e um dos requizitos para aprender tocar violão.

É muito importante saber que a força de vontade é essencial para aprender qualquer instrumento musical e com o violão isso não é diferente. De nada adianta você achar bonito quando alguém toca violão se você não gostar realmente. As aulas requerem esforço e muita força de vontade.

Educar é um ponto importante também, independente se você vai aprender tocar violão sozinho ou com a ajuda de um professor.

2. Para aprender a tocar violão você precisa saber usar o tempo.

A prática do violão não leva à perfeição, mas sim à permanência. Portanto, é muito importante o tempo que você dedica para treinar em seu violão. Aprender algo realmente novo é que vai ajudar você a desenvolver suas técnicas, então nada de ficar a esmo com o violão.

Defina metas e trabalhe em cima delas para atingi-las, usando assim o seu tempo de forma mais consciente.

3. Ouça várias músicas

Quanto mais exposição sonora musical tiver, mais estímulo receberá e melhor serão suas chances de se tornar um bom violonista. É importante tirar as músicas das suas bandas ou artistas preferidos, aproveitar para reparar no que os músicos fazem com suas canções e listar técnicas que você deseja aprender. Quem sabe não é exatamente essa a força motivadora para que você toque com mais frequência?

 

4. Ouça a voz de quem tem experiência em tocar violão.

Tente tocar junto com pessoas que com mais experiência, pois isso o ajuda a ter mais motivação para continuar com as aulas e você também aprende com elas. Pode até ser que você não entenda o porquê de se expor a essa situação, mas se pensar que as pessoas estão contando com você poderá ser a chave motivadora.

É claro que você não poderá tocar com pessoas rudes e arrogantes, pois o constrangimento não ajudará em nada na sua autoestima, pelo contrário, só te fará mal. Lembre-se de que se tocar sempre com pessoas compreensivas e mais pacientes chegará ao nível delas mais rápido do que se pensa.

aprenda como tocar violao

5. Pergunte-se o que fará ao atingir as habilidades que deseja quando estiver tocando.

O que deseja fazer com o que aprendeu? As pessoas quando estão fazendo aula de violão têm em mente participar de uma banda ou em outros projetos, então, comece a se planejar. Isso o ajudará a ter motivação também para conseguir atingir suas metas. Não importa se você quer tocar para as pessoas o assistirem ou para você mesmo, em seu quarto: o importante é chegar lá e realizar o seu desejo.

6. Ensinar é aprender a tocar violão.

Ensine alguém a tocar violão conforme você for aprendendo. Isso reafirma o que você já conhece, pois colocar em prática é uma forma de gravar o conhecimento. Muitas pessoas aprendem mais quando ensinam do que quando são ensinadas.

Saia de sua zona de conforto e busque mais conhecimentos, já que terá que responder a perguntas alheias. Saiba que você pode fazer isso, desde que queira.

7. Acredite em você quando estiver tocando violão.

Ninguém vai acreditar na sua capacidade mais do que você mesmo. Mas nunca deixe de se ouvir, pois é essencial fazer as coisas com um senso em sua cabeça de que você possui plenas condições de atingir seu objetivo. Se a opinião não é construtiva, não dê ouvidos e seja fiel aos seus sentimentos.

Sabemos o quanto é difícil colocar isso em prática, já que vivemos em uma sociedade crítica. Tente manter-se perto de pessoas positivas.

8. Você é único

Você é incomparável, então o ideal é que você sempre incorpore os seus gostos e estilos musicais. Esse é o curso natural dos músicos.

9. Veja os exemplos de outros que tocam violão.

Saiba o que funcionou para outras pessoas, seja com seu professor de música, amigo ou um músico preferido. Trocar informações ajuda muito e, é claro, nem tudo o que funcionou com alguém irá funcionar com você também.

10. Fraqueza

Você sabe quais são seus pontos fracos? Então identifique-o e o ataque. Não permita que ele o vença. Por exemplo, se o seu problema é o dedilhado ou o ritmo com a mão direita, solucione o quanto antes essa fraqueza. Se você faz aula sozinho pode pedir ajuda para um violonista conhecido ou para um professor online.

Depois de aprender essas 10 técnicas para aprender tocar violão mais rápido, seguem algumas dicas:

– Os dedos são numerados: P= polegar, 1= indicador; 2= médio; 3= anular e 4= mínimo.

– Depois que aprende os dedos e seus respectivos números, precisa aprender os acordes naturais, que são dó, ré, mi, fá, sol, lá e sí. É claro que você não vai aprender todos os acordes de uma vez, mas terá que ir treinando um a um. Não vá treinar horas porque senão você desanimará logo. A dica é treinar cerca de uma hora por dia.

quero saber mais

– Nos primeiros dias você sentirá um pouco de dor nos dedos e tem pessoas que ficam com os dedos amarelos, outras verdes, mas é completamente normal. Mesmo que doa pressionar os dedos no começo, logo você se acostuma, o som sairá limpo e os dedos ficarão “calejados” e sem dor, independente do tipo de encordoamento.

– Não tenha pressa. Primeiro você treina até ficar bem com as notas dó, ré, mi e somente depois com a fá, sol, lá e sí. Seguindo com calma logo você estará tocando e também aprenderá a usar a palheta.

– Não se preocupe com o ritmo da mão direita. Essa será a última coisa a aprender e depois que você aprender os acordes sem errar, aí sim será a vez do ritmo. Se você tiver um afinador de violão, melhor ainda.

– Já conhece as notas e o ritmo? Então é hora de tocar. Opte sempre por treinar com músicas mais fáceis. Uma boa dica é o hino Harpa Cristã, mas você encontra na internet vários outros com cifras.

 

Não se esqueça: sempre que você puder, toque com pessoas que saibam, pois assim você aprenderá muito mais. Nunca pare de aprender, afinal o violão é um instrumento que sempre tem algo novo para aprender.

Você pode gostar também deste conteúdo! Aprenda como tocar violão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *